terça-feira, 1 de junho de 2010

Borgne, Haiti, 19 de maio de 2010 
Prezados irmãs e irmãos do Brasil, fãs de “A Quatro voz”, mulheres e homens sensíveis aos dramas da humanidade, saudações e paz!
As preocupações e as urgências causadas pelo terremoto do 12 de janeiro de 2010 nos levam a pedir ajuda...
Como todos vocês sabem, este drama pode ser considerado com um dos mais devastadores da história.
Antes deste acontecimento, Porto Principe e suas periferias, a despeito de suas tão fracas estructuras, foram considerados como um centro de atração para a maior parte da população haitiana. É um centro ao redor do qual giram a vida e o futuro dos haitianos. Para ter acesso à educação primária, secundária e universitária, para achar um trabalho, para ir aos médicos, para tirar carteira de motorista ou passaporte e outros serviços, todos são obrigados de ir a Porto Principe.
As consequências deste sombrio acontecimento são tão pesadas a tal ponto que os meios para nos reerguermos ultrapassam as nossas capacidades e não estão ao nosso alcance. Os números são longe de serem exautisvos. Foram enregistrados 230 mil mortos, 50 mil deficientes, 1.2 milhõess de desabrigados sem falar dos desaparecidos e do estrago que este drama causou ao nosso sistema econômico. Hoje em dia, e depois de mais de 5 meses, o atmosfero é de desolação. Um grande fluxo de migrantes sairam de Porto Principe e foram para todas as partes, e mesmo assim, não se dispõem, la onde eles estão, de estrutura de acolhimento.
O Borgne que um município do Departamento do Norte recebe seus filhos e filhas, sobreviventes, junto com as suas vulnerabilidades. Nós, pastores desta Paróquia, estamos tentando dar uma resposta pastoral a esta situação deshumanisante et humilhante. O que foi feito até agora?  1) Conseguimos um psicólogo para atender os sobreviventes. Tivemos duas sessões de terapia. Era pouco, mas ajudou enormemente. 2) Arrecadamos aqui na paróquia, roupas, louças e algumas coisas básicas para mandar para uma outra paróquia de Porto Principe. É interessante ver como os pobres também podem ajudar outros pobres! 3) Conseguimos de uma paróquia amiga dos Estados Unidos 100 mil gourdes ( 1 dólar = 40 gourdes) para pagarmos um ano escolar para 100 crianças.
O que está  sendo feito agora? Constatamos que as ruas do Bairro estão cheios de todo tipo de gente que vieram de Porto Principe: Jovens, velhos, crianças sem rumos. Muitos estão numa situação mais do que miseráveis estamos organisando uma ação pastoral que tende a acampanhar de maneira eficaz, sobretudo os mais necessitados, os idosos, os menores de rua, os jovens etc...E mesmo assim, estamos longe de atingir a meta, porque o Estado esta meio ausente. Aqui, tudo fica por conta da Igreja... 
Por isso tudo, nós nos dirigimos a vós, amigos do Brasil, sollicitando a sua ajuda afim de podermos acompanhar essas pessoas, trabalhar para que elas possam reintegrar a localidade.
Contando sobre a sua generosidade e sobre o seu espírito de colaboração, em nome da População do Borgne, os agradecemos por este gesto de bondade.
Padre Jean Molière Elarion

Nenhum comentário:

Postar um comentário